terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Veterinária ijuiense viveu com animais selvagens na África do Sul.

Sabrina Leães Gomez Lorenzoni, esposa do ijuiense Diego Lorenzoni, foi médica veterinária voluntária por cinco meses em safári cuidando de animais selvagens em Bloemfontein, na África do Sul.


Cinco meses rodeada por guepardos, leões, leopardos, lobos, elefantes e outros animais.

Essa foi a experiência vivida pela médica veterinária Sabrina Leães Gomez Lorenzoni, quando se tornou voluntária para cuidar de animais selvagens no ano de 2013, em Bloemfontein, na África do Sul.

Ela é esposa do capitão do exército brasileiro Diego Lorenzoni, que é filho do casal ijuiense Nelson e Marli Lorenzoni, que residem no bairro Tiarajú.

Em entrevista ao Portal Ijui.com, ela contou que foi até a África do Sul acompanhando seu marido Diego Lorenzoni que foi realizar um curso de aprimoramento militar naquele país.

Perto de onde ficaram, havia uma espécie de safári, chamado Cheetah Experience, que trabalha cuidando de felinos ameaçados de extinção.

“Eles trabalham com a parte de reprodução desses animais”, conta Sabrina.

“Após fazerem toda a parte de reprodução, eles conseguem colocar novamente nas savanas”, afirmou.

Ela se voluntariou e passou a viver a rotina do local. Além de cuidar da parte da medicina veterinária, como a ajuda na fisioterapia de animais, Sabrina também atuou como tratadora, função que incluía dar alimento aos animais e fazer a higiene do local.

“Nossa rotina começava muito cedo, e era o dia inteiro de trabalho cuidando e tratando dos animais”, conta.

Sabrina explica que foi orientada de como agir com os animais selvagens.

Entre os cuidados estavam nunca dar as costas para ele. “A gente já tem que chegar conversando, chamando pelo nome”, disse.

Além de nunca assustá-lo, não usar roupas com cores chamativas e não usar óculos. “Porque eles têm que ter contato visual com a gente”, disse.

Ainda em entrevista, Sabrina explicou que os animais não ficam em jaulas, mas em grandes campos. Eles também estão acostumados ao contato humano que os alimenta e faz a higiene do local.

“E também são acostumados porque lá é um local onde muitos turistas vão fazer visitas, é como um safári”, explica. “Então os turistas entram, os animais ficam soltos, mas separados às vezes por cerca elétrica”.

Ela explica que essa separação é realizada porque alguns animais podem ser mais agressivos ou se assustar com as crianças que visitam o lugar.

Mas todo o cuidado não evitou que Sabrina tivesse um susto durante o seu voluntariado.

Um guepardo a feriu no ventre enquanto ela brincava com ele. A veterinária conta que foi só dar as costas ao animal que ele veio por trás e lhe deu um 'abraço':

“A hora que eu dei as costas para ele, pra ir embora, ele quis continuar brincando, veio por trás, me abraçou, rasgou minha camisa, minha barriga, mas era só brincadeira, porque se ele quisesse mesmo machucar, machucava muito mais”, conta.

Ela chegou ir ao hospital logo após o acidente, mas logo que recebeu alta voltou ao local para continuar tratando os guepardos. “Foi na hora só o susto e na mesma hora, eu voltei e continuei com ele”, conta.

Apesar das diferenças como a língua e a comida apimentada, Sabrina disse que a experiência valeu à pena. “Uma experiência incrível que nunca mais vou esquecer”, disse.

“Trouxe comigo a África em meu coração. Pretendo voltar, levar meus filhos um dia”, contou.

“Acho que todo mundo deveria um dia conhecer. É um país lindíssimo, incrivelmente limpo, organizado, moderno, diferente de como eu pensava que seria a África. Mas é um país muito acolhedor e tem praias lindas, tem vários tipos de ambientes”, conta.

Veja imagens cedidas pela médica veterinária Sabrina Leães Gomez Lorenzoni:











Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário