sábado, 11 de janeiro de 2014

Morre o ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon

Político tinha 85 anos e estava em coma desde 2006

   Político estava em coma desde 2006. Clique para ver mais fotos
   Crédito: Menahem Kahana / AFP / CP

O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, de 85 anos, morreu neste sábado. Em coma desde 2006, a saúde do político piorava a cada dia, segundo boletins médicos do Hospital Tel Hashomer, em Tel Aviv. A informação foi confirmada pelo gabinete do premiê Benjamin Netanyahu. 

Sharon passa por intervenções médicas desde setembro de 2013 devido à um problema estomacal. A partir de 1º de janeiro, seu estado se agravou. Na última quarta, os médicos descreveram a situação dele como "crítica" por causa de uma insuficiência renal, que afeta outros órgãos vitais.

Biografia

Nascido em 27 de fevereiro de 1928, Ariel Sharon iniciou a carreira política na década de 40 quando se filiou ao partido esquerdista Mapai. Em 1973, ajudou a criar o partido Likud, liberal de centro-direita. Sharon foi ministro da Defesa de Israel nos anos 80 e responsabilizado pela invasão ao Líbano em 1982 que causou os assassinatos de mais de 400 civis palestinos, o que resultou no seu afastamento do cargo.

Depois de uma intensa disputa política com Yitzhak Shamir pelo comando do partido Likud nos anos 90, Ariel Sharon finalmente foi eleito primeiro-ministro de Israel em 2001, sucedendo Ehud Barak, do Partido Trabalhista. 

Sharon foi primeiro-ministro de Israel por cinco anos, período durante o qual decidiu a retirada unilateral da Faixa de Gaza. Em 4 da janeiro de 2006, ele sofreu um derrame e permanecia desde então em estado de coma sem qualquer registro de melhora.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário