quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Centro Estadual de Vigilância em Saúde distribui material informativo sobre toxoplasmose


A Secretaria Estadual da Saúde, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, elaborou e produziu materiais educativos com o objetivo de trabalhar em 2014 o tema da toxoplasmose, conhecida também como doença do gato. Inicialmente, foram produzidos cinco mil volantes e cinco mil frisbees que serão distribuídos em ações no litoral gaúcho, dentro do Programa Verão Numa Boa. 

O volante apresenta uma novidade para despertar o interesse do público: ao friccionar o material, surge o nome da doença, mostrando com isso que a toxoplasmose pode estar onde menos se espera. No verso do material, são apresentadas informações básicas sobre a doença, bem como as formas de prevenção. Não comer ou provar alimentos crus; lavar bem as frutas e verduras; usar somente água tratada ou fervida para beber ou cozinhar são algumas das recomendações. 

A toxoplasmose é uma infecção que pode ser transmitida aos seres humanos através das fezes contaminadas dos gatos. Acontece quando as fezes entram em contato com o meio ambiente, e consequentemente, com os alimentos e os animais, infectando assim as pessoas. Nem sempre a toxoplasmose manifesta sintomas e a pessoa pode nem tomar conhecimento que adquiriu o parasita. O único meio de uma pessoa transmitir a toxoplasmose para outra é da mãe para o feto, durante a gravidez. As grávidas precisam ter mais atenção, pois a doença pode gerar várias complicações na formação dos bebês. 

O material informativo pode ser conferido pelo link http://www.saude.rs.gov.br/lista/623/Material_Toxoplasmose

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário