quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

7º BPM divulga operação para proteger residências de moradores que viajam nas férias

Operação Barão – Férias Tranquilas já tem 43 residências cadastradas na região. Confira como você pode participar

   Major Munari (E) e capitão Nascimento

O comando do 7º BPM - Batalhão de Polícia Militar, apresentou na tarde desta quinta-feira (02/01) à veículos de comunicação regionais, a Operação Barão – Férias Tranquilas, que está sendo desenvolvida desde o dia 15 de dezembro de 2013 e se estende até 1º de março de 2014. O projeto foi explanado pelo major Diego Munari, comandante do 7º BPM, e pelo capitão Nascimento, que coordenará as ações.

A intenção é reforçar a segurança em residências que estarão sem seus proprietários no período de férias. Para tanto, os moradores poderão se cadastrar junto à Brigada Militar de seu município, preenchendo uma ficha com informações que orientará o trabalho de patrulhamento da Brigada Militar nos dias em que as famílias estiverem ausentes de seus lares. Além do cadastro, a pessoa receberá um folheto com orientações básicas que se deve ter no momento em que decide sair de férias. São dicas que reforçarão ainda mais a segurança de seu patrimônio.

Esta iniciativa, que já vem sendo aplicada em outras regiões do Estado, é inédita na região Celeiro.

Segundo o capitão Nascimento, o patrulhamento seguirá um planejamento, sendo realizado nos quatro turnos, mas sem prejudicar as ações de rotina e o atendimento de outras ocorrências.

Até o momento, 43 residências já estão cadastradas, em diversas cidades da região. Derrubadas é o município que apresentou maior demanda até o momento, com o cadastro de 8 casas.

O comandante do 7º BPM, major Munari, ressaltou a importância desta aproximação entre a corporação e a comunidade, que vem sendo uma das tônicas de seu trabalho a frente do comando regional.

Munari adiantou que esta iniciativa se tornará rotineira na região, sendo realizada anualmente. O 7º BPM estudará a possibilidade de ampliar o trabalho no mês de julho, se houver demanda, pois trata-se de uma época em que tradicionalmente ocorrem as férias escolares de inverno.

Segundo o capitão Nascimento, este programa não se trata de vigilância privada nem serviço de zeladoria, mas sim um “plus” na atividade de policiamento ostensivo, devendo o cidadão também tomar precauções para que sua residência não seja alvo de furtos ou danos. “É uma iniciativa que busca formar um cidadão pró-ativo, com participação comunitária e a meta de se ter uma maior eficiência na prestação do serviço de segurança pública”, destacou.

OPERAÇÃO BARÃO – FÉRIAS TRANQUILAS

Como fazer para se cadastrar:
Procure a Brigada Militar de seu município, manifeste a intenção de estar inserido no programa e preencha o Cadastro de Residência, uma ficha com informações básicas para o acompanhamento da polícia (modelo da ficha está abaixo).

Orientações repassadas pela BM para quem deseja sair de férias:
- Ao sair de casa, certifique-se de que todas as aberturas estão bem trancadas;

- Suspenda ou transfira a entrega de jornais e revistas durante o período de afastamento;

- Solicite a uma pessoa conhecida e de confiança, que recolha as correspondências para que as mesmas não acumulem na caixa receptora;

- Não deixe luzes acesas, pois as mesmas ficarão acendidas durante o dia, mostrando para quem passa pela rua que a casa está desabitada;

- Procure uma pessoa conhecida e de confiança, ou um parente, para deixar a chave da casa e para fazer uma vistoria sistemática, verificando se não houve nenhum arrombamento;

- Deixe também com esta pessoa conhecida, de confiança ou parente, um número de telefone para contato em caso de algum problema;

- Peça que alguém corte a grama para não identificar que a casa está desabitada;

- Vá pessoalmente até a Brigada Militar e deixe seus dados, como endereço da residência, dia da viagem, provável data de regresso e telefone para contato. Sua presença trará mais credibilidade do que as informações repassadas por telefone, pois diariamente a BM é vítima de trotes.

Número de residências já cadastradas na região Celeiro (43):
Derrubadas – 8
Crissiumal – 7
Três Passos – 5
Humaitá – 5
Campo Novo – 4
Redentora – 4
Tenente Portela – 3
São Martinho – 2
Chiapetta – 2
Coronel Bicaco – 1
Santo Augusto – 1
Miraguaí – 1

Maiores informações pelo fone 190 ou ainda: 3522-1052 / 3522-1611 / 3522-1660


   Cadastro de Residência que deve ser preenchido pelo proprietário da casa

Fonte: Vinicius Araujo | Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário