quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pesquisadores de Cuba conhecem Rede Leite no município de Bozano



     O grupo de oito pesquisadores cubanos conheceu, segunda-feira, 15, duas das 67 pequenas propriedades rurais que fazem parte do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do Rio Grande do Sul (Rede Leite). A visita foi orientada pela Emater/RS-Ascar no município de Bozano, nas propriedades de Vladimir Buzetto e do casal Clecir e Jurandir Santos. O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, e o técnico em agropecuária da Prefeitura de Bozano, Jair Pereira dos Campos, acompanharam a comitiva.

     Durante o encontro, os extensionistas da Emater/RS-Ascar Arnete Mazzaro e Vito Cembranel apresentaram o histórico da produção de leite nas propriedades e as principais alterações ocorridas após o ingresso dos proprietários na Rede Leite, há cerca de cinco anos. “A partir daquele momento eles começaram a refletir sobre o que vinham fazendo”, lembrou Arnete. “Um dos produtores concluiu que tinha um ‘hotel de vacas’, devido ao grande número de animais que se alimentava, mas não produzia leite”, disse a extensionista da Emater/RS-Ascar.

     Entre os cubanos, o médico veterinário Jendry Rodrígues García, pós-graduado em áreas como bioquímica, fisiologia da reprodução e nutrição animal, ficou interessado no cruzamento da raça holandesa com simental, pardo suísso, gir e jersey, em teste na propriedade da família Santos.

     A engenheira agrônoma Irma Cáceres Amores, com formação na área de cultivo protegido de hortaliças, observou como é fértil o solo da região e disse que os gaúchos “são ricos”, porque podem ter água em abundância. Em Cuba, segundo Irma, faz calor o ano inteiro e há uma permanente escassez de chuva, razão pela qual o país se vê obrigado a priorizar a água para o consumo humano. Além disso, o país é afetado por ciclones, entre os meses de julho e novembro. A agrônoma cubana não entrou em detalhes, mas deixou transparecer que os índices de produtividade de leite, em seu país, são inferiores aos 16 litros vaca/dia, obtidos, em média, pelos pequenos produtores de Bozano.

     O encontro também permitiu aos visitantes conhecer os efeitos práticos do crédito rural. Oferecido pelo governo brasileiro aos pequenos produtores, o crédito rural tem sido assimilado pela Emater/RS-Ascar como um mecanismo de desenvolvimento. No caso dos produtores de Bozano, os recursos financiados viabilizaram a compra de terra, melhoria das pastagens, resfriadores de leite e, consequentemente, o aumento de renda.

     Ao final da visita, na varanda da casa, o produtor Vladimir Buzetto serviu queijo colonial, doce de leite e pão integral. A engenheira química e mestre em Saneamento Ambiental, Letícia Pascual, despediu-se, em nome do grupo, fazendo muitos elogios à hospitalidade dos gaúchos.
 
     O roteiro no Noroeste se estende até a próxima sexta-feira (19/04), e inclui atividades nos municípios de Ijuí, Augusto Pestana, Cruz Alta, Boa Vista do Incra, São Paulo das Missões, Rolador, Três Passos e Derrubadas. A visita prossegue no Estado nos municípios de Tupanciretã, Nova Petrópolis, Nova Bassano, Caxias do Sul e Carlos Barbosa. O intercâmbio tecnológico e cultural faz parte do processo de cooperação com Cuba, iniciado pelo governador Tarso Genro em 2012.

Rede Leite

     Implantada formalmente a partir de 2008, a Rede Leite integra oito instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul e Clima Temperado, Unijuí, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar e Dalacto. Sua metodologia dialógica participativa considera que o pequeno produtor de leite também é um produtor de conhecimento. Seus três eixos de atuação são: social, econômico e ambiental.

Fonte: RPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário