sábado, 13 de abril de 2013

Novo Aeromóvel é posicionado sobre os trilhos em Porto Alegre

Guindaste ergueu trem de 10 toneladas e instalou sobre a estrutura entre aeroporto e Trensurb
   Chegada do primeiro vagão do aeromóvel gera expectativa na Capital (Crédito: André Ávila)


     A manhã deste sábado foi de grande expectativa com a chegada do primeiro vagão do aeromóvel, que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho até a Estação Aeroporto, da Trensurb, em Porto Alegre. Construída no Rio de Janeiro, a composição A100 transporta até 150 passageiros. Para içar o veículo de 10 toneladas e 14 metros até a estrutura dos pilares do aeromóvel foi utilizado um guindaste. A circulação dos trens em um dos sentidos, no trecho entre as estações Aeroporto e Anchieta, também foi interrompida por segurança. 

     Em funcionamento, o vagão irá percorrer um quilômetro em 90 segundos. O Sistema do Aeromóvel é alimentado por um motor elétrico com potência de 500 cavalos (CV), gerando vento que tem força para acelerar ou frear o veículo. Mesmo assim, o equipamento têm freios mecânicos que garantem a precisão no momento da parada nas estações. 

     O transporte será equipado com ar-condicionado e terá dois monitores, que vão informar os horários de saída e chegada dos voos, além de compartimento para bagagem. O vagão não tem piloto, pois será totalmente controlado pela central de monitoramento instalada na sede da Trensurb, no bairro Humaitá, zona Norte. 

     O diretor-presidente da Coester Soluções Inovadoras em Automação, Oskar Coester, ficou emocionado quando a carreta que transportava o equipamento estacionou nas proximidades da base de sustentação do aeromóvel. “Tenho um sentimento muito grande de gratidão. As dificuldades só fortalecem a gente”, desabafou o criador do aeromóvel. Ele destacou ter criado um conceito novo que prosperou. “Através da linha da Indonésia, vi que o projeto era viável”, destacou.

     Concluído o içamento, que só ocorreu no início da tarde de sábado, o próximo passo é a realização de testes e os últimos ajustes. O gerente de Contrato da Aeromóvel Brasil SA, Júlio Detoni, disse que serão necessários sete dias para testes e a implantação de acessórios no vagão. Apesar de ainda não haver a data oficial de inauguração, a expectativa é de que o aeromóvel comece a operar no segundo semestre, tornando-se a primeira obra pronta de mobilidade para a Copa de 2014. 

Com informações de Nildo Júnior e Mauren Xavier.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário