Chegada do primeiro vagão do aeromóvel gera
expectativa na Capital (Crédito: André Ávila)
A
manhã deste sábado foi de grande expectativa com a chegada do primeiro vagão do
aeromóvel, que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho até a Estação
Aeroporto, da Trensurb, em Porto Alegre. Construída no Rio de Janeiro, a
composição A100 transporta até 150 passageiros. Para içar o veículo de 10
toneladas e 14 metros até a estrutura dos pilares do aeromóvel foi utilizado um
guindaste. A circulação dos trens em um dos sentidos, no trecho entre as
estações Aeroporto e Anchieta, também foi interrompida por segurança.
Em funcionamento, o vagão irá percorrer um quilômetro em 90 segundos. O Sistema do Aeromóvel é alimentado por um motor elétrico com potência de 500 cavalos (CV), gerando vento que tem força para acelerar ou frear o veículo. Mesmo assim, o equipamento têm freios mecânicos que garantem a precisão no momento da parada nas estações.
O transporte será equipado com ar-condicionado e terá dois monitores, que vão informar os horários de saída e chegada dos voos, além de compartimento para bagagem. O vagão não tem piloto, pois será totalmente controlado pela central de monitoramento instalada na sede da Trensurb, no bairro Humaitá, zona Norte.
O diretor-presidente da Coester Soluções Inovadoras em Automação, Oskar Coester, ficou emocionado quando a carreta que transportava o equipamento estacionou nas proximidades da base de sustentação do aeromóvel. “Tenho um sentimento muito grande de gratidão. As dificuldades só fortalecem a gente”, desabafou o criador do aeromóvel. Ele destacou ter criado um conceito novo que prosperou. “Através da linha da Indonésia, vi que o projeto era viável”, destacou.
Concluído o içamento, que só ocorreu no início da tarde de sábado, o próximo passo é a realização de testes e os últimos ajustes. O gerente de Contrato da Aeromóvel Brasil SA, Júlio Detoni, disse que serão necessários sete dias para testes e a implantação de acessórios no vagão. Apesar de ainda não haver a data oficial de inauguração, a expectativa é de que o aeromóvel comece a operar no segundo semestre, tornando-se a primeira obra pronta de mobilidade para a Copa de 2014.
Com informações de Nildo Júnior e Mauren Xavier.
Fonte: Correio do Povo
Em funcionamento, o vagão irá percorrer um quilômetro em 90 segundos. O Sistema do Aeromóvel é alimentado por um motor elétrico com potência de 500 cavalos (CV), gerando vento que tem força para acelerar ou frear o veículo. Mesmo assim, o equipamento têm freios mecânicos que garantem a precisão no momento da parada nas estações.
O transporte será equipado com ar-condicionado e terá dois monitores, que vão informar os horários de saída e chegada dos voos, além de compartimento para bagagem. O vagão não tem piloto, pois será totalmente controlado pela central de monitoramento instalada na sede da Trensurb, no bairro Humaitá, zona Norte.
O diretor-presidente da Coester Soluções Inovadoras em Automação, Oskar Coester, ficou emocionado quando a carreta que transportava o equipamento estacionou nas proximidades da base de sustentação do aeromóvel. “Tenho um sentimento muito grande de gratidão. As dificuldades só fortalecem a gente”, desabafou o criador do aeromóvel. Ele destacou ter criado um conceito novo que prosperou. “Através da linha da Indonésia, vi que o projeto era viável”, destacou.
Concluído o içamento, que só ocorreu no início da tarde de sábado, o próximo passo é a realização de testes e os últimos ajustes. O gerente de Contrato da Aeromóvel Brasil SA, Júlio Detoni, disse que serão necessários sete dias para testes e a implantação de acessórios no vagão. Apesar de ainda não haver a data oficial de inauguração, a expectativa é de que o aeromóvel comece a operar no segundo semestre, tornando-se a primeira obra pronta de mobilidade para a Copa de 2014.
Com informações de Nildo Júnior e Mauren Xavier.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário