segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher

"Dama de Ferro" do Reino Unido teria sofrido um derrame
   Dama de ferro teria sofrido um derrame (Crédito: Suzanne Plunkett / AFP / CP)


     Morreu na manhã desta segunda-feira a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo porta-voz Lord Tim Bell. "Com grande tristeza, Mark e Carol Thatcher anunciaram que a mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente depois de um ataque cerebral esta manhã", diz um comunicado oficial. Conhecida como "Dama de Ferro", a ex-premiê foi uma das mulheres mais poderosas do mundo.

     A rainha da Inglaterra Elizabeth II e o primeiro-ministro britânico David Cameron expressaram tristeza pela morte de Margaret Thatcher. "A rainha recebeu com grande tristeza a notícia da morte da baronesa Thatcher" indicou o palácio de Buckingham. Cameron afirmou que o país perdeu “uma grande dirigente”.

     Batizada de Margaret Hilda Roberts, Thatcher nasceu em 13 de outubro de 1925 em Grantham, Lincolnshire, na Inglaterra. Estudou Ciências Químicas na Universidade de Oxford e, em seguida, formou-se barrister – uma das categorias de advogado existentes no Reino Unido. Em 1951, casou-se com Denis Thatcher, um rico empresário, com quem teve dois filhos.

     A vida na política começou cedo. Em 1959 foi eleita parlamentar pela região de Finchley, no Norte de Londres. Então premiê, Edward Heath nomeou Thatcher como secretária do Departamento de Educação e Habilidades em seu governo de 1970. Em 1974, Thatcher desafiou Heath para a liderança do partido e, para a surpresa de muitos, ganhou, sendo eleita líder do Partido Conservador e a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido. Já em 1979, chegou ao poder e tornou-se a primeira-ministra do Reino Unido.

     Ao longo da carreira política, travou uma disputa com a Argentina, o que lhe rendeu uma vitória na Guerra das Malvinas, em 1982, e garantiu apoio necessário para a eleição do ano seguinte. Em 1987, Thatcher conquistou um terceiro mandato no cargo. 

     A britânica era uma defensora da privatização das indústrias estatais e serviços públicos, reforma sindical, redução de impostos e redução da despesa social. As políticas de Thatcher conseguiram reduzir a inflação, mas o desemprego aumentou drasticamente durante seus anos no poder. Nas relações exteriores, cultivou uma estreita relação política e pessoal com o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e foi apelidada pelos soviéticos de “Dama de Ferro” – pela sua forma de governar.

     Mas as políticas controversas - incluindo o imposto e sua oposição a qualquer maior integração com a União Europeia - produziram divisões dentro do Partido Conservador, que levou a um desafio de liderança na sigla. Em novembro de 1990, Thatcher concordou em renunciar.

O fim da carreira política

     Em 1992, Thatcher deixou a Câmara dos Comuns, ganhando lugar na Câmara dos Lordes como Baronesa Thatcher de Kesteven. Ela continuou dando discursos e palestras pelo mundo e fundou a Fundação Thatcher, que visa a promover a causa da liberdade política e econômica, principalmente nos países recém-libertados da Europa central e oriental. Em 1995, tornou-se membro da Ordem da Jarreteira - a mais alta ordem de cavalaria na Inglaterra. 

     Após uma série de pequenos derrames, a ex-premiê se aposentou da vida pública em 2002. Em seu livro, publicado em 4 de setembro de 2008, a filha de Thatcher, Carol, conta que a mãe sofria de lapsos de memória desde 2001. Além disso, a britânica apresentava problemas cognitivos ligados a uma possível demência vascular após vários acidentes vasculares cerebrais. Nos últimos anos, ela foi hospitalizada por várias vezes. A última foi em dezembro do ano passado, após uma cirurgia na bexiga.

Dama de Ferro nas telonas

      Em fevereiro de 2012, estreou no Brasil o filme  "A Dama de Ferro", que contou a trajetória de Margaret Thatcher. A diretora inglesa Phillida Lloyd trabalhou o plano íntimo – o processo degenerativo do Alzheimer durante o ano de 2003, quando a ex-premiê tentava se desligar do marido morto, Denis. Thatcher foi interpretada por Meryl Streep, que ganhou o Oscar de melhor atriz pelo papel.

Confira o trailer:




Com informações do site da BBC 

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário