sexta-feira, 19 de abril de 2013

Grêmio empata com Huachipato e passa de fase em final dramático

Tricolor abriu o placar, cedeu o 1 a 1 e enfrentará o Santa Fe nas oitavas da Libertadores
   Tricolor abriu o placar, cedeu o 1 a 1 e enfrentará o Santa Fé nas oitavas da Libertadores.
   Crédito: Lucas Uebel / Grêmio / CP


     O final da partida foi um drama. O gol de empate do Huachipato aos 43 do segundo tempo deixou os gremistas com o coração na mão na noite desta quinta-feira. O técnico Vanderlei Luxemburgo já tinha feito as três substituições quando Werley sentiu o joelho e atuou mancando até o apito final.  Apesar da pressão e com um homem lesionando em campo, o Grêmio manteve o empate em 1 a 1 e garantiu a classificação na Copa Libertadores.

     Com o resultado, o Tricolor terminou a primeira fase da competição como segundo lugar do grupo 8, com oito pontos. O time agora vai enfrentar o colombiano Santa Fe, pelas oitavas de final. O primeiro jogo será na Arena. Na mesma chave, o Fluminense venceu o Caracas por 1 a 0 e encerrou a fase com 11 pontos, na primeira colocação.

Primeiro tempo sem perigo

     O Grêmio fez sua parte no primeiro tempo. Concentrado na marcação, o time não deu espaço para o adversário e suas investidas ao ataque foram com segurança, sem expor a defesa. Embora precisasse da vitória, o Huachipato não se jogou para o ataque. Os donos da casa abusaram da ligação direta e dos cruzamentos para o centroavante Braian Rodríguez. 

     O Grêmio controlou bem as tentativas do Huachipato e foi quem teve a primeira chegada no ataque. Aos cinco minutos, Pará ergueu a bola e Barcos, ao ver que o goleiro saía, testou para cima e quase fez um gol de cobertura. 

     O mandante respondeu em seguida. Três minutos depois, um levantamento para a área foi aproveitado por Braian, mas Dida defendeu com segurança no meio da meta. Nas tentativas posteriores da equipe chilena, a zaga gremista ficou em alerta e evitou as cabeçadas do centroavante.

     As chegadas de qualidade do Grêmio quase resultaram em gol nos minutos seguintes. Aos 13, após cobrança de escanteio, o goleiro tirou de soco, Zé Roberto deu um balão no rebote e Bressan chutou para fora. Na sequência, Barcos girou na entrada da área e concluiu por cima do gol. Depois, Vargas cruzou na marca do pênalti mas o zagueiro se antecipou e afastou o perigo

     A melhor chance dos chilenos na etapa inicial ocorreu aos 28min. A defesa do Tricolor errou e Braian foi lançado pela direita. O atacante soltou o bico dentro da área e Dida operou um milagre, espalmando para fora. 

     Se o Huachipato perdeu a chance que teve, Zé Roberto aproveitou a dele. Aos 32, em bela jogada de contragolpe, Barcos testou para a pequena área e, com categoria, o camisa 10 acertou de voleio, sem chance para o goleiro.

     No lance seguinte, Braian Rodríguez caiu na área após divida pelo alto e pediu pênalti. O árbitro mandou seguir. No final, em cobrança de escanteio, o centroavante do time da casa testou pelo alto, mas a redonda passou por cima.

Huachipato volta ligado do intervalo

     O Huachipato voltou ligado para o segundo tempo. Precisando virar o jogo, a equipe foi para cima desde o primeiro minuto. O contrário ocorreu com o Grêmio. Os jogadores entraram sonolentos e demoraram a despertar na partida. 

     Com dois minutos, a primeira chegada do clube chileno. A bola foi alçada no segundo pau, Braian ia aparecendo sozinho, mas Alex Telles correu e conseguiu tirar com segurança. Passaram três minutos, Aceval cobrou falta com categoria e a bola tirou tinta da trave. Logo depois, aos oito, González bateu forte no canto. Sorte do Grêmio que foi para fora. 

     O Tricolor acordou depois da série de arremates do adversário. Passou a controlar o jogo e dominar o embate no meio-campo. Com o tempo, o Huachipato cansou e a empolgação diminuiu. Diante da marcação gremista, os chilenos voltaram a tentar a jogar na base da ligação direta. Aos 19, Reynero cruzou no lado direito, a bola passou por todos e Pará tirou no segundo pau.

Werley se machuca e jogo complica

     E a bela jogada de Zé Roberto quase resultou no 2 a 0, aos 24 minutos. O meia levou a bola com categoria, tocou para Vargas e recebeu na área, se livrando da marcação. Cara a cara com o goleiro, ele chutou por cima. Na sequência, Barcos demorou demais para concluir e perdeu a oportunidade para ampliar. 

     Apesar do final parecer tranquilo, a saída de Werley deu contornos de drama ao duelo. Luxemburgo já havia feito três substituições e o Grêmio teve que jogar com um homem lesionado. Para piorar, aos 43, Aceval cobrou forte, Dida ficou parado no meio do gol e não viu a bola. Com o empate, a pressão do Huachipato foi grande no final. Até o goleiro ia para a área nas cobranças de escanteio. O Tricolor se defendeu como pôde e fez o tempo passar, para seguir com o sonho do tri.

 

Libertadores 2013 

Huachipato 1
Veloso; Contreras, Muñoz, Aceval e Crovetto; Reyes, Sandoval (Arrué), Nuñez (Llanos) e González; Braian Rodríguez e Falcone (Reynero). Técnico: Jorge Pellicer. 

Grêmio 1
Dida; Pará, Bressan, Werley e André Santos; Fernando, Adriano (Alex Telles), Souza e Zé Roberto; Eduardo Vargas (Welliton) e Barcos (Kleber). Técnico: Vanderlei Luxemburgo. 

Cartões amarelos: Zé Roberto, Pará, Vargas, Fernando (G); Arrué e Muñoz (H).
Gols: Zé Roberto (32min/1ºT); Aceval (43min/2ºT)

Local: estádio CAP, em Talcahuano. 
Árbitro: Martín Vazquez 


Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário