sexta-feira, 5 de abril de 2013

Famílias trabalham na reconstrução da Reserva Indígena atingida por temporal em Redentora

Defesa Civil distribuiu lonas, alimentos e roupas para às famílias da Reserva do Guarita
Famílias trabalham na reconstrução da Reserva Indígena atingida por temporal em Redentora Sandro Medeiros/Portela Online,Especial
Algumas casas foram totalmente destruídas pelo temporal de quinta-feiraFoto: Sandro Medeiros / Portela Online,Especial

     A sexta-feira é de reconstrução e avaliação dos danos causados pelo temporal no Setor Estiva, na Reserva Indígena do Guarita, localidade de Redentora, noroeste do Estado. Duzentos indígenas desabrigados estão alojados no ginásio de esportes da cidade e receberam da Defesa Civil, roupas, alimentação e colchões.

     Na tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil e a Prefeitura de Redentora fizeram uma reunião para avaliar os estragos e encaminhar auxílio às famílias da Reserva Indígena do Guarita.

     — Já distribuímos mais de 10 rolos de lona preta, para cobrir o telhado das casas danificadas. As famílias que tiveram suas residências totalmente destruídas vão continuar abrigadas no ginásio de esportes — salienta o coordenador regional da Defesa Civil, sargento Lauro Brites Lopes.

     Lopes observa que doações podem ser realizadas na Assistência Social de Redentora.

     — No momento precisamos de roupas, colchões e alimentos não perecíveis. Móveis e materiais de construção também são aceitos - reforça.

     No temporal, 18 pessoas ficaram feridas. Elas foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela. Dentre eles, duas crianças, de três e seis anos, e um jovem, de 20 anos, sofreram fraturas expostas. 

     Segundo o hospital, a criança mais nova e o jovem passaram por cirurgia na madrugada desta sexta-feira e já estão em quartos no hospital. O estado de saúde deles é estável. Outras 15 pessoas foram atendidas durante a noite, mas foram liberadas.

     De acordo com a Brigada Militar, 45 casas, uma igreja, uma escola e um posto de saúde foram danificados. Cerca de 150 indígenas desabrigados foram encaminhados ao ginásio de esportes da cidade, que fica a 13 quilômetros do centro de Redentora.

     O Setor Estiva está localizado ao lado da rodovia Redentora-Miraguaí (ERS-330).

Fonte: Fernando Goettems | ZERO HORA

Um comentário:

  1. que temporal hem,que destruição coitados dessas família que perderão tudo tem que reconstruir tudo de novo....

    ResponderExcluir