sexta-feira, 19 de abril de 2013

Em megaoperação, polícia caça segundo suspeito do atentado em Boston

Milhares de policiais fortemente armados procuram de casa em casa o outro suposto autor do atentado
Em megaoperação, polícia caça segundo suspeito do atentado em Boston Mario Tama/Getty Images/AFP
Moradores da região de Boston foram aconselhados a permanecer em casaFoto: Mario Tama / Getty Images/AFP

     Após identificar os possíveis autores do atentado que matou três pessoas e deixou outras 180 feridas durante a maratona de Boston na última segunda-feira, as autoridades de segurança dos Estados Unidos iniciaram uma gigantesca operação que deixou a capital de Massachusetts e arredores praticamente sitiados.

Saiba mais:



"Estamos em casa sem poder sair", conta brasileiro

     O chefe da polícia de Boston, Ed Davis, confirmou nesta sexta-feira que um dos suspeitos foi morto durante a madrugada em uma troca de tiros na região de Watertown, subúrbio de Boston. As autoridades chegaram a ele após um incidente no campus do MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde um policial foi encontrado morto em seu carro.

     O suspeito foi identificado como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, informou o canal de televisão NBC News. O segundo autor do atentado seria o irmão dele, Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, que segue foragido.

     Os irmãos de origem chechena foram identificados pelo FBI através de imagens no local onde ocorreram as explosões. 

     Eles aparecem caminhando pela Boylston Street, no meio da multidão que assistia à maratona. Ambos carregavam mochilas grandes e um dos homens, que usava um boné branco, teria colocado uma das duas bombas do lado de fora de um restaurante na rua minutos antes da primeira explosão.

     A polícia divulgou nesta sexta-feira novas fotos de Dzhokhar, a quem apresentou com um "terrorista". As autoridades temem que ele transporte explosivos.

     — Acreditamos que é um terrorista. Acreditamos que é um homem que veio aqui para matar pessoas — advertiu o chefe de polícia de Boston em uma entrevista coletiva em Watertown.

     Os moradores da zona oeste de Boston e de seis cidades vizinhas receberam a ordem de permanecer em suas casas e não abrir a porta para estranhos. Todos os serviços de trens e ônibus da cidade foram paralisados por ordem do governador Deval Patrick. 

      Milhares de policiais fortemente armados participam nas buscas, de casa em casa, em um perímetro de 3,8 quilômetros dentro de Watertown, uma localidade de 35.000 habitantes. Os moradores que não deixaram a região receberam a determinação de permanecer trancados em suas casas. 

     — A divisão de Boston do FBI está a par da operação das forças de segurança na região de Boston. Trabalhamos com as autoridades locais para determinar o que aconteceu — afirma um comunicado da agência federal. 

      De acordo com a investigação do FBI, os autores do atentado utilizaram bombas de fabricação caseira, dentro de panelas de pressão com pregos e pedaços de ferro, o que deixou muitos amputados, além dos três mortos. 

     Mais de 100 dos 183 hospitalizados já receberam alta. No entanto, mais de 10 pessoas permanecem em estado crítico e precisam de novas cirurgias para salvar suas vidas. 

Em gráfico, veja como foi a operação


Fonte: ZERO HORA E AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário