quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conheça as principais vitaminas e suas funções

Descubra os benefícios de cada uma e os alimentos onde são encontradas
Conheça as principais vitaminas e suas funções Genaro Joner/Agencia RBS
A vitamina C, importante para a atividade imunológica, pode ser encontrada em frutas como kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujáFoto: Genaro Joner / Agencia RBS

     Enquanto a vitamina C auxilia no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos, a vitamina E previne os danos dos radicais livres e ajuda a fortalecê-las. Juntas, as duas promovem diversos benefícios para o corpo, pele e cabelo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem.

     Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, as vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos essenciais que não são sintetizados pelo organismo, necessários em pequenas quantidades para o desenvolvimento e manutenção da vida. Por isso devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas.

     – A quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. Em gestantes, lactantes e pessoas com saúde debilitada as doses devem ser aumentadas e reforçadas – explica.

     As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem.

      – As dos tipos A, D, E e K são lipossolúveis, ou seja, são solúveis em gordura. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 12) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.

     Vitaminas são essenciais na transformação de energia, mesmo que não sejam fontes: elas agem em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, protegendo-o. Com essas características, melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento. O nutrólogo alerta para a carência de vitaminas no organismo, chamada hipovitaminose ou avitaminose, responsável pelo aparecimento de doenças.

     – A falta de vitaminas pode ser causada pela ingestão de uma alimentação pobre nutricionalmente, pouco variada que pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças graves que podem até levar à morte – afirma.

Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:

Vitamina A: Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.

Vitamina D: É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

Vitamina E: É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defesa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, como envelhecimento, câncer e doença cardiovascular. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina C: Diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e à formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras. Age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória. Onde encontrar: acerola, melão, brócolis, manga, kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujá.

Vitamina K: Importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal – é uma vitamina lipossolúvel. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa. Quando há alterações nos níveis de vitamina K no sangue, o principal sintoma é alteração na coagulação sanguínea do indivíduo

Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis (complexo B):

Vitamina B1 (tiamina): Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves. Pessoas com deficiência de vitamina B1 apresentam inapetência, baixa aceitação da dieta e consequente perda de peso, confusão mental e fraqueza muscular. Em casos mais graves pode haver comprometimento do coração.

Vitamina B2 (riboflavina): Previne a catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.

Vitamina B3 (nicotinamida): Reduz triglicérides e colesterol. Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Onde encontrar: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

Vitamina B5 (ácido pantotênico): Auxilia na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química. Previne a degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais, amendoim, levedura, vegetais, algumas frutas (como abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.

Vitamina B6 (piridoxina): Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas. Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, banana, tomate, abacate e espinafre.

Vitamina B7 (biotina): Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue.
– A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares – diz o médico.
Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

Vitamina B9 (ácido fólico): Promove a saúde dos cabelos e da pele, além de ser essencial na síntese de DNA.
– A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso. A B9 também ajuda no combate do câncer de mama e de cólon – acrescenta.
Fontes: folhas verdes, fígado, carnes, peixes, cereais integrais e leguminosas.

Vitamina B12 (cobalamina): Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Onde encontrar: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.
– Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar dessa vitamina para evitar a anemia e outras complicações – recomenda o nutrólogo.
A falta de vitamina B12 pode provocar alterações neurológicas e anemia megaloblástica.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário