sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Saradíssima, repórter treina pesado para desafio no 'Esporte Espetacular'



     Olhos verdes, 55kg bem distribuídos em 1,61m de altura, disposição e simpatia de sobra. Aos 31 anos, a repórter Carol Barcellos, da TV GLOBO, se prepara para a maior aventura de sua vida: participar de uma série de oito programas no Esporte Espetacular em que o esforço físico exigido pela corrida e outros esportes levará seu corpo ao limite. Acima de tudo, Carol estará preparada para acompanhar de perto as pessoas que enfrentam desafios, com um olhar humano e esportivo. Para resistir às provações (ela não pode revelar ainda quais serão os destinos de suas incursões), a carioca treina, desde outubro do ano passado, como uma atleta de alto rendimento: quatro treinos de corrida e dois de musculação e ginástica durante a semana, que só deixam um dia de descanso para o corpo da jornalista. Porém, uma coisa ela garante: embora a equipe seja a mesma do quadro Planeta Extremo, a ideia não é virar um Clayton Conservani de saias. 

Veja aqui a galeria de fotos com a repórter Carol Barcellos

ESPECIAL - EU ATLETA repórter Carol Barcellos (Foto: Bebel Clark)
   Carol Barcellos treina seis vezes por semana (Foto: Pedro Veríssimo)

     Adepta da prática de esportes desde a adolescência, Carol, que já participou de cinco meias maratonas e uma maratona, tem na corrida a sua atividade física predileta. 

     - Algumas vezes eu sinto preguiça, mas em nenhum outro esporte eu adquiro a sensação de bem estar que a corrida me proporciona. Minha primeira e única maratona foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Não dá para explicar. Treinei sozinha por três meses e meio apenas e, na chegada, achei que fosse chorar, mas não conseguia parar de rir! É maravilhoso. Isso foi em outubro de 2011, em Buenos Aires, e é um momento inesquecível na minha vida - disse a repórter, que é corredora há quatro anos. 

MEU TREINO 

     Para o projeto, Carol conta que faz quatro treinos de corrida por semana, dois na areia da praia do Leblon e dois no asfalto, na orla da Zona Sul do Rio, tendo um longão no sábado para fechar a planilha, que aumenta progressivamente a cada semana. Para fortalecer membros inferiores e abdômen, fundamentais para garantir resistência durante as duras provas, a repórter pratica, dois dias na semana, musculação e ginástica, que não têm o intuito de deixá-la sarada, mas sim evitar lesões. Por conta disso, os exercícios passados são específicos para tornozelo, panturrilha, pernas e abdômen, todos para aumentar a força muscular. Membros superiores não são incluídos na planilha de treinos da corredora. Veja abaixo a semana de Carol: 

 MEU TREINO: Carol Barcellos se prepara para desafio com corrida e musculação (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)


MINHA ALIMENTAÇÃO 

     Ciente da importância de uma alimentação adequada aos desafios, Carol disse que começou a tomar mais cuidado após dar início aos treinos pesados. O segredo é comer de três em três horas, beber muita água, evitar bebida alcoólica e ingerir alimentos saudáveis. 

     - Comida é muito importante, pois faz diferença no meu bem estar e bom humor – afirmou Carol, que não come carne vermelha e frango desde os 15 anos. 

Confira abaixo como é feita a alimentação diária da repórter do Globo Esporte: 

MEU TREINO: Carol Barcellos se prepara para desafio com corrida e musculação (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM) 

A MATERNIDADE

     Mãe de Júlia, de dez meses e meio, fruto de seu casamento com o repórter Bruno Côrtes, do SporTV, Carol afirma que a maternidade mudou sua forma de encarar os exercícios.

     - Fiquei um ano sem correr por causa da gravidez, mas caminhava direto até um dia antes de ela nascer. Além disso, também costumava nadar. O que mudou foi que eu passei a entender que amava correr. No dia em que pude voltar a correr, foi uma emoção muito grande, vi o quanto sentia falta. Hoje, se tenho uma hora para correr, aproveito o tempo livre para isso. Comecei a dar mais valor a tudo na minha vida depois que a Júlia nasceu. É um estímulo. Quando estou num treino muito forte, totalmente cansada, e começo a pensar que estou sofrendo, percebo que sofrimento mesmo seria se algo acontecesse com a minha filha. Desse modo, percebo que é algo voltado para o lazer, que estou ali porque quero e porque faz bem para a minha saúde.  

DICAS 

     Questionada sobre qual seria o segredo para manter a boa forma, Carol desconversa um pouco no início, brinca ao lembrar do período de gravidez, mas responde sem titubear:

     - Estou querendo achar esse segredo, pois depois que você tem filho, fica complicado (risos). A dica é ter prazer no que faz. Quando estou feliz, sinto que estou bem e corro com mais vontade. Por exemplo, a corrida deixa minha cabeça muito mais em forma do que o meu corpo. É a hora que resolvo as minhas questões. Chego tranquila e relaxada em casa, e acabo trabalhando melhor. Se existe um segredo, é comer bem e saber que seu corpo é mesmo uma máquina que você tem que alimentar de forma que ele vá render. Isso traz saúde, e saúde traz boa forma. É muito simples e sem mistério.  

ESPECIAL - EU ATLETA repórter Carol Barcellos (Foto: Bebel Clark)
   Aos 31 anos, Carol se prepara para a maior aventura de sua vida (Foto: Bebel Clark)

* Agradecimento à Adevan Pereira Assessoria Esportiva.

** Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.
 

Fonte: Bebel Clark / GLOBOESPORTE, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário