quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Médicos descartam morte cerebral de manicure após nova avaliação

Paciente de 24 anos permanece internada em hospital de São Carlos, SP.
Mãe da jovem procurou junta particular para constatar estado de saúde.
Débora com a amiga Nayara (à direita) em Descalvado (Foto: Arquivo Pessoal) (Foto: Arquivo Pessoal)
   Nayara (à direita) com a amiga que a incentivou em Descalvado (Foto: Arquivo Pessoal)

     A junta médica contratada pela família da manicure de 24 anos que teve uma parada cardíaca seguida de complicações durante uma lipoaspiração em Descalvado (SP), no último dia 7, constatou que a paciente não teve morte cerebral. Os exames foram realizados na noite de quarta-feira (16), na Casa de Saúde de São Carlos, onde a paciente está internada desde então. Em nota, divulgada no final da manhã desta quinta (17), o hospital afirma que o quadro de Nayara  não teve alteração: ela está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira com a ajuda de aparelhos.

     A decisão de pedir uma nova avaliação veio depois que Nayara Cristina Patracão apresentou algum reflexo, mesmo entubada. “Minha sobrinha entrou e falou que ela soltou uma lágrima”, conta a mãe da manicure, Lucimara Francischini.

     O resultado da nova avaliação não poderia ser melhor para a família e amigos de Nayara. Eles receberam emocionados a confirmação de que ela não teve morte cerebral. Os médicos contaram para a família que a jovem tem um edema que provocou um inchaço do cérebro.

     “Ela tem uma lesão importante no córtex cerebral, que é a parte mais externa do cérebro, por causa da baixa oxigenação que ela teve, mas o tronco cerebral ainda tem preservação de reflexos”, explica o cardiologista Vander Rogério Vieira, amigo da família que esteve na Casa de Saúde para conversar com a equipe que acompanha o caso de Nayara.

Mãe diz ter fé inabalável de que filha acordará do coma (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
   Mãe diz ter fé inabalável de que filha acordará após cirurgia (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

     Para os médicos, o período mais crítico já passou. “Ela está tendo reflexos, ela está tossindo, como me passaram pela manhã, então ainda temos uma esperança”, comemora a mãe.

Presente de Natal

     A lipoaspiração foi um presente de Natal de Lucimara para Nayara que tem dois filhos, uma de 4 anos e outro de 8 meses. Segundo a mãe, a gestação provocou estrias no corpo da filha, que tinha vergonha de usar biquínis. “Faço tudo o que posso pelos meus filhos. A Nayara queria muito a cirurgia porque estava com a barriga grande devido às cesáreas. Isso iria melhorar sua autoestima”, afirma.

     Lucimara afirmou que a filha nunca teve problemas de saúde. Para ela, é difícil aceitar que a operação tenha dado errado. “Eu tenho muita fé de que esse quadro irá se reverter e a certeza de que Deus fará um milagre na vida dela. Se ela se for, o meu coração para junto”, diz emocionada.

     A mãe afirmou que não medirá esforços para salvar a vida da filha. “Tenho esperança que ela irá acordar”. Ela disse ainda que os dois netos a ajudam ter forças nesse momento.

     “É o que me motiva também a correr atrás das coisas. Mas não é fácil. A menina de 4 anos já perguntou: Vó, a mamãe não vai morar com Deus, né? Porque se ela for, será que eu posso ficar com ela lá? O que a gente vai responder para uma criança dessa idade?”, questiona a mãe.

Infração ética

     O cirurgião plástico Vicente de Paula Ciarrochi Júnior, responsável pela cirurgia, também esteve no hospital para avaliar a paciente. Ao chegar, ele conversou com a mãe da manicure e entrou para o centro clínico.

     O Conselho Regional de Medicina (CRM) abriu processo administrativo na terça-feira (15) e apura se houve alguma infração ética por parte do profissional, que acredita em uma fatalidade. Segundo ele, a cirurgia ocorreu normalmente e não há um diagnóstico que justifique a parada cardíaca.

Fonte: Do G1 São Carlos e Araraquara
Atualizado em 17/01/2013 15h12

Nenhum comentário:

Postar um comentário