quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Laboratório de Análises Clínicas da UNIJUÍ recebe certificado de qualidade



     O Unilab (Laboratório de Análises Clínicas da UNIJUÍ) recebeu o Certificado de proficiência 2012, atestando a qualidade dos serviços prestados. Este é o terceiro ano consecutivo que o laboratório recebe o certificado, obtendo ótimo desempenho.

     O certificado é emitido pela Controllab, uma empresa de Controle de Qualidade que desenvolve serviços voltados para a qualidade técnica de laboratórios, através do controle externo, ou ensaio de proficiência, procedimento obrigatório aos Laboratórios Clínicos, segundo a RDC ANVISA 302/2005.
    
     A farmacêutica especialista em análises Clínicas, Joice Nedel Ott, explica como é feito o ensaio de proficiência que dá origem ao certificado. “Basicamente, o ensaio funciona assim: periodicamente o UNILAB recebe amostras (desconhecidas, que simulam pacientes) da Controllab, nas áreas de bioquímica e hematologia, para que sejam processadas. Os resultados são remetidos à Controllab que avalia a qualidade de nossos serviços. Dessa forma, o Ensaio de Proficiência é uma ferramenta eficaz para determinar o desempenho da fase analítica do laboratório, aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade, o que garante a confiabilidade de nossos resultados”.
 
     Este certificado é o único do país emitido por um provedor acreditado no INMETRO e habilitado pela ANVISA/Reblas e faz jus ao nosso desempenho e responsabilidade na condução de cada ensaio realizado.

Serviços

     O UNILAB realiza diversos tipos de exames como: hemograma completo, glicose, colesterol total, colesterol HDL, triglicerídeo, ácido úrico, ureia, creatinina, TGO e TGP, os quais fazem parte da rotina básica dos exames solicitados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da UNIJUÍ. Os demais exames, ou seja, mais específicos, são terceirizados junto a laboratórios de apoio, tais como o Laboratório Álvaro e Hermes Pardini.

     O Unilab é um espaço acadêmico-profissional, onde são realizados estágios curriculares e extracurriculares, oportunizando uma vivência de ensino do processo relativa às atividades laboratoriais, o que possibilita o contato com o paciente e toda a rotina pré-analítica, analíta e pós analítica desenvolvida em um laboratório de Análises Clínicas, que vai desde a coleta e processamento de amostras, até a análise dos resultados e emissão do laudo final, enfatizando o controle de qualidade, organização e manutenção do laboratório.


     No ano passado, o laboratório atendeu aproximadamente 600 pacientes e realizou 2.714 exames. Também foram desenvolvidas atividades de pesquisa e de extensão, por meio de projetos do DCVida. O UNILAB participou também da avaliação dos jogadores do Esporte Clube São Luiz, em pré-temporada, quando 24 atletas foram atendidos e 266 exames realizados.

     Outra parceria inovadora foi feita com o 27º GAC (Quartel), quando foi realizada a tipagem sanguínea de 208 recrutas, ingressantes em 2012.  O laboratório também auxiliou nas pesquisas de trabalhos de conclusão de curso.



Fonte e Fotos: comunic@ / Portal de Notícias da UNIJUÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário