quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Grêmio desperdiça oportunidades e perde para a LDU por 1 a 0

Tricolor terá que vencer por dois gols na Arena para ir à fase de grupos da Libertadores

     O Grêmio começou a Libertadores 2013 com o pé esquerdo. Na altitude de Quito, o time atuou de igual para igual com a LDU, mas saiu derrotado por 1 a 0 na noite desta quarta-feira. Faltou sorte em diversos momentos para a equipe gaúcha. O maior azar foi o do goleiro Marcelo Grohe. Ele substituiu Dida, que sentiu o ombro direito, e tomou o único gol da partida em sua primeira intervenção, mesmo fazendo duas defesas no lance. O Tricolor até tentou empatar ou virar o jogo, mas suas investidas no ataque pararam na trave.

     Agora, o time de Vanderlei Luxemburgo vai precisar reverter a vantagem obtida pela LDU. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, dia 30, na Arena. Os gremistas precisam vencer por dois gols de diferença – se o resultado for 1 a 0 novamente, o confronto vai para os pênaltis. Nesta quinta, o Tricolor dá uma parada na Libertadores e os meninos entram em campo pelo Gauchão, contra o Canoas.

Pressão do time da casa

     O Grêmio levou um grande susto nos minutos iniciais. A LDU aproveitou o benefício de jogar em casa e começou imprimindo uma forte pressão. Diante disso, o Grêmio recuou e se defendeu das investidas dos equatorianos. Aos dois minutos, o time mandante arrancou o primeiro escanteio do duelo e, no rebote, Rojas caiu dentro da área. Os jogadores ficaram na bronca, mas o árbitro mandou seguir.

     Mas apenas ao 15 ocorreu o lance de maior perigo. A LDU alçou a bola e o atacante Garcés testou livre na área. A pelota tirou tinta da trave. Logo depois, o camisa 9 recebeu na entrada da área e girou de primeira. Sorte do Grêmio que a bola parou no zagueiro tricolor.

     Na marca dos 23 minutos, uma bola cruzada rasteira passou por todo mundo, inclusive por Dida, e raspou a meta dos gremistas. Mas aos poucos, o time da casa cansou e o Tricolor se animou na partida. 

Grêmio equilibra o jogo

     Tony, aos 24, se livrou da marcação e foi até o fundo para fazer o cruzamento no segundo pau. Moreno, mesmo sem ângulo, conseguiu a conclusão e assustou o oponente. Em seguida, a LDU respondeu com cruzamento, que Saimon testou para trás. E a bola passou próximo da meta.

     O Grêmio quase abriu o placar com Elano, aos 39. Zé Roberto colocou o meia na frente do goleiro pela direita. Dominguéz defendeu o primeiro chute. Elano pegou o rebote e cruzou para Moreno, que chutou em cima do marcador.

     No final da primeita etapa, Elano ainda cruzou na medida para Willian José, que testou em direção ao chão. A bola quicou, mas o goleiro da LDU estava esperto para fazer a defesa. Antes do apito, Zé Roberto apareceu livre pelo lado esquerdo e concluiu com perigo, mas foi pela linha de fundo.

Mudanças no segundo tempo

     O jogo mudou completamente após a volta do intervalo. O Grêmio assumiu o controle da disputa e criou boas chances nos primeiros 15 minutos, decretando o fim da lentidão que foi imposta na primeira parte do confronto. 

     Para a etapa final, Luxemburgo mandou o atacante Eduardo Vargas para o embate, no lugar do centroavante Willian José. O chileno mudou o ritmo do jogo. Com dois minutos, ele acionou Zé Roberto pela direita. O camisa 10 cruzou na marca do pênalti e Moreno perdeu grande chance, livre na frente do gol.

     Dois minutos depois foi a vez de Tony levantar a pelota na área. O goleiro saiu errado da meta, mas Moreno chegou atrasado para concluir. Na sequência, Pará ajeitou com o pé direito e cruzou para Moreno, mas Dominguéz segurou firme.

     O gol gremista não saiu por centímetros na marca dos 8min. Pará resolveu arriscar de longe e obrigou o goleiro a fazer grande defesa. Souza também chutou a gol, mas o arqueiro pegou em dois tempos.

     Após tanta pressão, a LDU chegou perto de marcar com Vera. Ele recebeu cruzamento sozinho no segundo pau, mas errou em bola. Daí Souza perdeu a grande chance do Tricolor. Aos 15, após cobrança de falta, o volante ficou totalmente livre embaixo do gol, mas arrematou no travessão. Zé Roberto depois pegou forte pela meia direita, e a bola foi muito perto. 

Dida sai e Grohe sofre o gol do jogo

     O poder ofensivo do Grêmio diminuiu com o tempo e a LDU começou a equilibrar o jogo novamente. Aos 30, Dida sentiu o ombro direito e teve que ser substituído por Marcelo Grohe. Só que não era o dia do goleiro reserva. No primeiro lance dele, o time sofreu um gol após confusão na área. No primeiro chute, a bola parou no travessão, Grohe fez grande defesa no rebote, mas a pelota sobrou para Feraud balançar as redes. 

     O gol acabou com o ânimo dos comandados de Luxemburgo. A LDU passou a tocar a bola e o Tricolor demorou para voltar a pressionar o adversário. Mas Moreno perdeu três boas oportunidades. Aos 35, o camisa 9 recebeu na direita e chutou em cima do marcador. Depois, após cruzamento, ele tentou o voleio e errou na bola. Aos 37, a bola foi levantada no segundo pau e o centroavante testou fraco, para fora. 

     A noite realmente não era do Grêmio. Aos 45, Fernando soltou um canhão de longe e a pelota estourou no travessão. Para desespero dos torcedores do Tricolor.

Copa Libertadores – Fase preliminar


LDU 1

Domínguez; Canuto, Araujo e Morante; Reasco, Hidalgo, Vera, Vitti (Saritama), Feraud e Rojas (Urrutia) (Arboleda); Carcés.Técnico: Edgardo Bauza.

Grêmio 0

Dida (Grohe); Tony, Saimon, Cris e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marco Antonio) e Zé Roberto; Willian José (Vargas) e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gol: Feraud (30min/2ºT).
Cartões amarelos: Marco Antonio (G); Morante (LDU).

Local: Estádio de Liga Deportiva Universitaria (Casa Blanca), em Quito (Equador).

Arbitragem: Wilmar Roldan (COL), com Eduardo Diaz (COL) e Alexander Guzman (COL). 

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário