quinta-feira, 7 de junho de 2012

Parlamentar neonazista grego agride duas deputadas ao vivo na televisão


Agressão ocorreu em programa nesta quinta-feira
Crédito: Antenna TV / Antena / AFP / CP

     O deputado neonazista grego Ilias Kasidiaris agrediu nesta quinta-feira duas deputadas de esquerda durante um debate sobre as eleições legislativas do dia 17 de junho, transmitido ao vivo pela televisão, e provocou indignação no país. A Procuradoria de Atenas ordenou sua prisão por "tentativa de infligir um perigoso dano corporal", indicaram fontes judiciais. O governo provisório grego condenou a agressão.

     "O mínimo que se pode esperar de um cidadão democrático é a condenação categórica deste ato do Chryssi Avghi (Amanhecer Dourado)", a formação neonazista à qual pertence o deputado, disse o porta-voz do governo, Dimitris Tsiodras, citado em um comunicado.

     Kasidiaris, porta-voz do Chryssi Avgi, que chegou ao parlamento depois de obter 6,9% dos votos nas eleições de 6 de maio, perdeu a cabeça quando a deputada da esquerda radical Rena Dourou falou do processo judicial aberto contra ele por um assalto a mão armada em 2007.

     O julgamento por esse caso havia sido aberto na quarta-feira, mas foi adiado até 11 de junho. Kasidiaris levantou-se, jogou um copo de água no rosto da deputada e a insultou. Outra deputada que participava do debate, a comunista Liana Kanelli, protestou e Kasidiaris a empurrou, a agrediu com socos e depois deixou o estúdio.

     Kasidiaris ligou depois para a rede de televisão e acusou a deputada Kanelli de tê-lo agredido primeiro e ameaçou denunciar a Ant1, acusando o canal de ter manipulado as imagens. A agressão de Kasidiaris, cujo partido pode, segundo as sondagens, permanecer no parlamento após as eleições de 17 de junho, indignou os partidos políticos.

     A direita conservadora considerou que o incidente é "uma vergonha para a sociedade e para o sistema político" grego, enquanto o partido radical de esquerda Syriza afirmou que a agressão revela "a autêntica face desta organização criminosa".


Veja o vídeo da agressão:



Fonte: Correio do Povo, com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário