quinta-feira, 5 de abril de 2012

Municípios contabilizam prejuízos do temporal no Interior do Estado

  Árvores tombaram em Santa Rosa com vento de 89 km/h
  Crédito: Felipe Dorneles / Especial / CP


     A tarde desta quinta-feira é de contabilização dos estragos causados pelo temporal em municípios do interior do Rio Grande do Sul. Em Santa Rosa, na região Noroeste, os ventos atingiram 89 km/h e derrubaram dez árvores e dezenas de galhos na cidade.

     Quarenta casas dos bairros Ouro Verde, Cruzeiro, Auxiliadora e Centro foram destelhadas. Um posto de saúde no bairro Timbaúva teve danos no telhado e precisou encerrar as atividades no dia de hoje. Um ginásio de esportes no bairro Sulina também foi afetado.

     O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil distribuíram lonas para os moradores. As equipes também trabalham no município para a retirada de árvores que caíram com a força do vento, assim como postes de luz e outdoors.

São Borja enfrenta falta de água


     Em São Borja, na Fronteira Oeste, moradores enfrentam desde a manhã, além de falta de luz, interrupção no fornecimento de água, já que as estações de tratamento não funcionam sem energia. A chuva cessou pouco depois das 13h30min e o acúmulo na cidade foi de aproximadamente 50 mm. Os ventos atingiram 89 km/h. 

     Na cidade, quatro casas foram destelhadas em diferentes regiões. Uma árvore caiu em cima de uma residência, mas ninguém se feriu. Queda de galhos foram registradas em vários pontos. Em uma localidade na zona rural, nove postes tombaram com força do vento. Ruas da região central ficaram parcialmente alagadas e veículos tiveram que parar de circular.

     Um temporal com ventos de até 61 km/h e descargas elétricas derrubou uma árvore, jogou galhos e outdoors sobre as calçadas e destelhou uma casa na zona norte de Bagé, na Campanha. Também houve rápidos cortes no fornecimento de energia elétrica em pontos isolados do município. A chuva registrou um índice acumulado de 36 milímetros, na região da Estação de Tratamento de Água (ETA). 

Situação das barragens ainda preocupa em Bagé

     Segundo a direção do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), mesmo com as últimas precipitações, a situação das barragens que abastecem a cidade continua preocupante. A Barragem da Sanga Rasa, por exemplo, que é o principal reservatório, está com 5,6 metros abaixo do nível normal.

     Já a barragem do Piraí está com 3,05 metros também aquém do ideal. Somente a Barragem Emergencial está com cheia. O Daeb informa, também, que o racionamento de água, de 12 horas diárias, implantado no dia 16 de janeiro deste ano, continua inalterado.

Falta de luz persiste em 89 mil pontos

     O temporal deixou 89 mil pessoas sem luz no Estado. Na área de concessão da AES Sul, cerca de 44 mil clientes estão sem energia elétrica. Os principais municípios atingidos são Uruguaiana, São Borja, Livramento, Santa Maria, Cachoeira do Sul.

     Na área de concessão da Rio Grande Energia (RGE), cerca de 30 mil clientes estão sem energia. As regiões das Missões e Noroeste foram as mais atingidas. As cidades de São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Cerro Largo, Santa Rosa, Frederico Westphalen e Horizontina, bem como dos municípios vizinhos na região. Conforme a companhia, em virtude dos fortes ventos e descargas atmosféricas originados dos temporais, muitas árvores e objetos foram arremessados na rede de distribuição de energia elétrica.

     Cerca de 15 mil consumidores da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) também estão sem luz. Segundo a assessoria de imprensa, 13 municípios apresentam problemas: Arroio Grande, Bagé, Cerrito, Canguçu, Chuí, Dom Pedrito, Jaguarão, Lavras do Sul, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Turuçu.


Com informações dos correspondentes Felipe Dorneles, Alberi Cogo e Jossicar Saraiva
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário