sexta-feira, 20 de abril de 2012

Comissão de Agricultura debate na região Celeiro realidade da cadeira leiteira do RS

CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

     Agilização de licenciamentos ambientais e desabastecimento de energia elétrica no campo estão entre os principais pontos discutidos em audiência realizada nesta sexta-feira (20) em Três Passos.

     A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo realizou audiência pública nesta sexta-feira (20), no município de Três Passos - Parque da 12ª FEICAP , onde foi discutida a realidade da cadeia produtiva do leite no Estado. O presidente da CAPC, deputado Ernani Polo (PP) destaca que a agilização de licenciamentos ambientais por parte do governo do Estado e também a precariedade do fornecimento de energia elétrica para os produtores rurais, estiveram entre os principais temas tratados na audiência.

     O parlamentar afirma que estes são pontos vitais para o maior desenvolvimento do setor lácteo, principalmente porque engessam o produtor: “Tanto as agilizações de licenciamentos ambientais, como a necessidade de investimentos pesados na energia elétrica para o campo são pontos que a Comissão de Agricultura vem tratando há algum tempo, inclusive com audiências públicas realizadas e encaminhamentos já efetivados junto aos governos estadual e federal. Na questão ambiental são milhares os processos paralisados aguardando liberação travados pela burocracia descabida. De outra parte, o abastecimento de energia ao meio rural é extremamente deficiente e oneroso aos produtores. No caso do leite não são poucas as situações em que o agricultor, para ligar suas ordenhadeiras, precisa desligar o resfriador, perdendo a qualidade do produto. Na irrigação a carência de energia é outro grande problema. São questões que precisam ser encaradas como políticas de Estado visando o desenvolvimento não só da cadeia leiteira, mas do setor primário como um todo”, diz o deputado Ernani Polo. 

     Durante a audiência houve palestra ministrada por Oreno Ardêmio Heineck, consultor da UNIVATES e predidente da câmara da indústria comércio e serviços do vale do taquari, que falou a respeito da implantação do programa “Prodeleite” e do instituto gaúcho do leite (IGL), como mecanismo de políticas públicas para melhorar o setor lácteo do RS. Da mesma forma, o zootecnista Daniel Kretzmann, diretor de projetos e meio ambiente da prefeitura de Esperança do Sul, fez explanação sobre irrigação de pastagens para pequenas propriedades.

     Também estiveram presentes na audiência os deputados Edson Brum (PMDB), Zilá Breitembach (PSDB), Edegar Pretto (PT), Aloísio Classmann (PTB), Gerson Burmann (PDT), o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, além de representantes da Fetag; Farsul; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais; demais órgãos governamentais, cooperativas e comitivas que participaram das visitações à Galícia.

Fonte: Alexandre Farina / Assessoria de Imprensa do Deputado Ernani Polo

Nenhum comentário:

Postar um comentário